Descaso com criança autista

por 34758 — publicado 10/08/2023 14h54, última modificação 27/10/2023 15h16

Bruno da Silva Gomes CPF:097.697.177-11 e sua esposa, Renata Rodrigues da Silva Gomes CPF131.193.227-50, residentes e domiciliados na Rua Antônio Dolores da Silva S/n Quadra 12,Lote19, Brisamar, Itaguaí/RJ,CEP23823-220,informam que São pais de Guilherme da Silva Gomes, criança autista, com 5 anos, que precisa de acompanhamento de especialista, tais como, neuro pediatra, psicólogo, psicopedagogo ,fonoaudiólogo ,terapeuta ocupacional, sendo deste o principal no momento o Fono, para evolução do filho. Fizeram requerimento na Secretaria Municipal de Saúde há cerca de dois anos e até o momento não foi chamados. No Posto de Saúde do Bairro Califórnia, na data 09/08/2023,a Fonoaudióloga disse que criaria um grupo de WhatsApp, pois haviam 100 crianças na fila de espera e era para aguardar, ao que a mãe do Guilherme ficou do lado de fora esperando o atendimento, momento em que outra mãe entrou e quando saiu a Fono disse que aguardava essa outra mãe no dia seguinte, mandando que levasse o filho para começar, foi quando requerentes questionaram o motivo de não conseguirem, pois a criança que ela marcou era pra um menino de 1 ano, e o filho deles tem 5 e é autista, necessitando urgente de atenção, e a fono de nome Patrícia ainda com ar debochado, pois respondeu sorrindo, disse que era só aguardar por mais ou menos 1 ano. A coordenadora de nome Andreza pegou o contato de Renata e disse que ligaria após o almoço, mas sequer lhe deu retorno. Os requerentes descobriram no grupo da mães atípicas que uma mãe esperou por cerca de 2 anos para o primeiro atendimento, o que lamentam muito e não podem pagar no particular, mais é direito do seu filho esse tratamento.

: 10/08/2023 14h53
: Faltando: denaoncia
: Comissões Parlamentares
: 20230810145336
: Resolvida

Respostas

1

: 34758
: 14/08/2023 12h23
: Tramitando

Encaminho, em anexo, Denúncia, recebida por esta ouvidoria para a devida e averiguação da Comissão Permanente pertinente.

Sem mais para o momento, reitero meus protestos de elevada estima e distinta consideração

2

: 34758
: 14/08/2023 12h25
: Tramitando

Comissões Permanentes em 10/08/2023

3

: 068
: 27/10/2023 15h16
: Resolvida

Estimado Sr. Bruno Gomes,
A Comissão Permanente de Saúde, após reposta da Secretaria de Saúde:

Prezados,
Cumprimentando lhe cordialmemte, tendo em vista a solicitação da Comissão de
Saúde da Câmara Municipal de Itaguai, venho por meio deste, prestar informações sobre
o atendimento Fonoaudiológico do menor ****com diagnóstico de TEA. A mãe do menor procurou a unidade UBS California no dia 09/08/2023, onde foi recebida pela Fonoaudiologa Patricia Abrantes Firme, e foi informado sobre a fila de espera. No dia 16/08/2023 a mesma retornou para realizar a triagem onde foi verificado o perfil do paciente e realizadas orientações gerais. A mãe informou que reside no Bairro do Brisamar, nunca tendo sido paciente desta unidade, além de realizar outros acompanhamentos no particular. Também informou que não teria interesse no acompanhamento realizado pelo CAPSI. A profissional então informou que estaria iniciando um Grupo de atendimento para pacientes autistas nesta unidade, e ofereceu para que o menor pudesse participar, a mãe concordou com o atendimento e aguarda o contato para o inicio do grupo, com previsão de Setembro/2023.
Cabe informar que a profissional está na unidade UBS Califórnia, cumprindo carga horária de 16h semanais, as quartas e quintas feiras, tendo a agenda preenchida por 37 pacientes, número este que já ultrapassa o quantitativo de vagas. Diante da dificuldadede absorver novos pacientes, visto que o tratamento fonaudiológico se dá a longo prazo, as profissionais de Fonaudiologia e Psicologia, segundo as orienta;óes das Coordenaçoes Técnicas, e o que já é preconizado pelo Ministério da Saúde com relação ao atendimento de Especialidades na Atenção Básica, apresentaram um projeto para atendimento de Grupos de Terapia integrada para pacientes em fila de espera, com o mesmo perfil. Outrossim, informo que é de extrema importância o tratamento em conjunto com o CAPSI, visto que na unidade são realizadas atividades com equipe Multiprofissional ende são trabalhadas questões mais específicas dentro do PTS (Projeto Terapeutico Singular) de cada paciente. Com relação a fila de espera informa que a avaliação de trigaem se faz necessária para conhecimento das demandas apresentadas pelo paciente, e realizadas orientações
gerais, a partir desse momento o paciente é classificado com a prioridade na fila de espera,
Por tanto a ordem de atendimento não se faz de acordo com a ordem de chadada Cabe ao profissional avaliar cada caso e priorizar de atendimentos de acordo com a demanda e a oferta de vagas. Atenciosamente. (a) Amanda Mensonça de Menezes - Coordenação Geral de Fonaudiologia - Coordenação Geral de Fonaudiologia.


Exarou o seguinte parecer:

Parece final da Comissão de Sande
A Comissão de Saúde após obter informações e averiguar os fatos relatados no
Processo 376/2023 feito pelo denunciante Bruno da Silva Gomes, essa comissão
recebeu o relatório da Coordenadora Geral de Fonoaudiologia sendo ele
reafirmado e comprovado corn dados. Assim sendo, convidamos o denunciante a
comparecer nessa Casa Legislativa para ter ciência de todos os fatos relatados e
conferidos por essa comissão. Após ouvir todas as partes envolvidas, essa
Comissão encaminha o Processo n 376/2023 para arquivamento. (a) Vinícius Alves de Moura Brito - Presidente.

Deste modo consideramos, através deste, a senhora ciente e procedemos o arquivamento de sua denúncia.

Arquivos anexados

Esta solicitação ainda não contém nenhum arquivo anexado.

Ações do documento