CÂMARA DE ITAGUAÍ RECEBE A XV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

por Rose Gorito publicado 27/05/2025 17h12, última modificação 27/05/2025 17h12
Evento contou com a participação o Presidente da Comissão de Assistência Social, vereador Sandro da Hermínio, junto à secretária da pasta, Michele Sobral, demais secretários e autoridades presentes

A Câmara Municipal de Itaguaí sediou a XV Conferência Municipal de Assistência Social, realizada nesta terça-feira (27). Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o evento reuniu autoridades, profissionais da assistência social, representantes da sociedade civil e usuários do sistema.

O presidente da Comissão de Assistência e Ação Social, vereador Sandro da Hermínio (PSD), representou o Legislativo na solenidade de abertura, reforçando o compromisso da Câmara com as pautas sociais do município. 

A conferência contou com as participações do Secretário de Governo, Milton Valviesse, que representou o prefeito Haroldo Jesus, da Secretária de Assistência Social, Micheli Sobral, da Secretária de Educação, Zélia Correa, do Secretário de Saúde, Marcelo Rocha, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ticiane de Carvalho Campos, além das conselheiras do CMAS: Denise Pereira de Lima (representante dos usuários do SUAS), Francidélia Lima Gomes (representante dos trabalhadores do SUAS) e Fernanda Feitosa (representante de organização social).

Abrindo o evento, o público foi acolhido pela apresentação emocionante do grupo do Centro de Convivência da Terceira Idade, que encantou com a coreografia “Florescer”. Todo o encontro contou com tradução em libras, garantindo inclusão e acessibilidade, feita por Katiane Maia Gomes.

A programação incluiu apresentações culturais, palestras com especialistas e debates sobre os avanços, os desafios e a sustentabilidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que completa 20 anos no Brasil. Também foram discutidos temas como a valorização dos profissionais, a gestão democrática e a importância do financiamento adequado para manter e ampliar os serviços socioassistenciais.

A conferência segue nesta quarta-feira (28) com uma programação totalmente voltada para a construção coletiva de propostas. Após uma apresentação musical da banda do Projeto Garoto Cidadão, os participantes serão divididos em grupos temáticos para debater os cinco eixos que norteiam os desafios e avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Na parte da tarde, as propostas construídas em grupo serão apresentadas, debatidas e votadas em plenária, além da eleição dos delegados que representarão Itaguaí na Conferência Estadual de Assistência Social.