CMI RECEBE A 2ª CONFERÊNCIA DAS CIDADES

por Rose Gorito publicado 04/06/2025 16h50, última modificação 04/06/2025 16h58
Encontro preparatório para a 6ª Conferência Nacional das Cidades discutiu os desafios e oportunidades do município

Nesta quarta-feira (04/06), foi realizada a II Conferência Municipal das Cidades, evento preparatório que integra a 6ª Conferência Nacional das Cidades, promovida pelo Ministério das Cidades. O encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal, em duas etapas — manhã e tarde —, reunindo autoridades, representantes da sociedade civil, técnicos e servidores públicos, para discutir políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável.

O presidente em exercício da Câmara de Itaguaí, Fabinho Taciano (PP), foi responsável por dar as boas-vindas aos participantes. Em seu discurso, ele destacou a importância da conferência como instrumento de participação popular na construção de uma cidade mais justa, inclusiva e planejada.

O prefeito Haroldo Jesus (PDT) participou da abertura oficial e ressaltou que a conferência é um passo decisivo para que Itaguaí avance em projetos estruturantes que melhorem a qualidade de vida da população.

O vereador Sandro da Hermínio (PSD) também fez uso da palavra e destacou a importância do alinhamento na formulação das políticas urbanas. Ele reforçou a importância de espaços abertos ao diálogo para a construção de ideias que contribuam para o desenvolvimento do município.

Debates e palestras

Ao longo do dia, foram realizadas apresentações e diálogos que trouxeram reflexões sobre os desafios e as oportunidades no campo da gestão urbana, habitação, mobilidade, meio ambiente e infraestrutura. Entre os palestrantes, estiveram presentes o arquiteto urbanista e secretário de Obras de Itaguaí, Sandro Henrique Alves Rosa, Ulisses Oliveira, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Porto Sudeste,e a professora Marlise Sanchotene de Aguiar, arquiteta urbanista e doutora em Urbanismo.

O evento contou com a participação dos secretários municipais Jocimar do Cartório (Planejamento) e Agenor Teixeira (Obras), que foram os principais articuladores para a realização da conferência em Itaguaí. Além deles, diversos outros secretários, técnicos das pastas, conselheiros municipais e lideranças comunitárias estiveram presentes, reforçando o caráter coletivo e participativo do encontro.

Etapas da conferência

Durante a conferência, os participantes discutiram propostas que serão levadas para as etapas estadual e nacional da 6ª Conferência Nacional das Cidades. Além disso, foram eleitos os delegados que representarão o município nas próximas fases do processo.