COMISSÃO DE EDUCAÇÃO RECEBE REPRESENTANTES DO SEPE

por Rose Gorito publicado 30/09/2025 17h07, última modificação 30/09/2025 17h07
Em resposta ao ofício encaminhado pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), a Câmara Municipal de Itaguaí realizou uma reunião para debater pautas urgentes da categoria.

Na tarde desta terça-feira (30), a Câmara Municipal de Itaguaí recebeu representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) para discutir pautas urgentes relacionadas à Educação. Do Legislativo municipal, participaram: o presidente da Câmara, Haroldo Jesus, o presidente da Comissão de Educação e Cultura, Agenor Teixeira, e os membros Nando Rodrigues e Rachel Secundo.

Durante a reunião, o SEPE apresentou um documento detalhando as principais demandas dos profissionais da educação do município. Entre os pontos destacados estavam a falta de professores e mediadores, a sobrecarga de trabalho dos servidores, a precária infraestrutura das unidades escolares, problemas na merenda, ausência de equipamentos funcionais em laboratórios de informática, vazamentos de água nas unidades, questões de segurança e a necessidade de climatização das salas de aula.

O sindicato também encaminhou uma pauta considerada urgente, incluindo:

  • Concurso público para reposição de profissionais;

  • Correção da defasagem salarial aplicada no nível 1 de cada carreira;

  • Pagamento imediato dos direitos previstos no Plano de Carreira;

  • Reajuste no auxílio transporte;

  • Reposição salarial desde 2015;

  • Retorno do auxílio alimentação;

  • Climatização das salas de aula.

O presidente da Câmara, Haroldo Jesus, e os representantes da Comissão de Educação e Cultura reforçaram o compromisso da Casa em acompanhar de perto essas demandas e buscar soluções junto ao poder público municipal. “Receber estas pautas é fundamental para conhecermos a realidade das escolas e buscarmos soluções em conjunto com a administração municipal”, afirmou o chefe do Legislativo.

A reunião foi esclarecedora e trouxe informações importantes para reestruturar a rede de ensino e fortalecer a cobrança por melhores condições para profissionais da educação e alunos da rede pública.