I FÓRUM DE FIBROMIALGIA: CÂMARA ABRE AS PORTAS PARA DEBATE E FORTALECIMENTO DA REDE DE APOIO
A Câmara Municipal de Itaguaí, por meio da Comissão de Assistência à Pessoa com Deficiência, promoveu o I Fórum de Fibromialgia, um evento inédito na cidade que teve como principal objetivo dar visibilidade à condição, promover conscientização, debater políticas públicas e fortalecer o diálogo com a sociedade.
O encontro, realizado na manhã desta quinta-feira (29), reuniu autoridades, profissionais da saúde, representantes da sociedade civil e, principalmente, pessoas que convivem com a fibromialgia e seus familiares. A mesa de abertura contou com a presença da presidente da Comissão de Saúde e da Comissão de Atenção à Pessoa com Deficiência, vereadora Paty Bumerangue, a vereadora Karine Brandão, membro da Comissão de Atenção à Pessoa com Deficiência, o secretário de Planejamento e ex-vereador autor da Lei nº 4.209/2025, Jocimar Nascimento, a secretária de Assistência Social, Michele Sobral, o secretário de Saúde, Marcelo Gonçalves, o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Nando Rodrigues e, o secretário de Governo, Milton Valviesse, representando o prefeito Haroldo Jesus.
A vereadora Rachel Secundo, membro da Comissão de Atenção à Pessoa com Deficiência fez uma participação remota, por motivos de saúde.
Durante a solenidade, as autoridades destacaram a importância do evento como instrumento de fortalecimento de políticas públicas e garantia de direitos. “Este fórum representa um marco na luta pela visibilidade das pessoas com fibromialgia em nossa cidade. É um espaço de escuta, acolhimento e construção coletiva de soluções”, ressaltou a vereadora Paty Bumerangue.
O evento também foi marcado por palestras que abordaram temas fundamentais, como os direitos das pessoas com fibromialgia, com a advogada Dra. Tamara Hiraoka; além de relatos emocionantes de experiências e vivências, apresentados por Mirlene Gualandi, representante da Unifibro Itaguaí, e Fábia Cristina, coordenadora do CEFF. Na sequência, as especialistas Dra. Débora Vasconcelos, psicóloga, e Flávia de Macedo, fisioterapeuta do CEFF, trouxeram informações importantes sobre diagnóstico, sintomas e tratamentos da doença.
O fórum foi encerrado com um coffee break, proporcionando aos participantes um momento de troca de experiências e fortalecimento da rede de apoio.
Todo o evento foi transmitido ao vivo no Canal Legislativo Câmara Itaguaí, no Youtube. Assista o I Fórum de Fibromialgia aqui.