PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA MARCA O INÍCIO DO PERÍODO LEGISLATIVO DE 2026

por Rose Gorito publicado 04/02/2026 13h56, última modificação 04/02/2026 13h56
Reunião foi marcada por falas na tribuna que destacaram as ações do Executivo na área da Educação, e a aprovação do Projeto Cegonha Costa Verde

A Câmara Municipal de Itaguaí realizou, nesta terça-feira (3), a primeira Sessão Ordinária da 19ª Legislatura, marcando o início do período legislativo de 2026. Com a presença de todos os vereadores, a sessão aconteceu no horário regimental das 10h. 

Após a leitura das Atas das sessões anteriores, realizada pelo 2º secretário, Sandro da Hermínio (PSD), as atividades seguiram para a leitura e votação dos Expedientes do Dia, pela 1ª secretária, Rachel Secundo (PODE).

 [Confira todas as matérias do Expediente aqui]

Antes de passar à Ordem do dia, o presidente Fabinho Taciano (PP), solicitou uma pausa de 10 minutos para que os vereadores determinassem os membros das Comissões Permanentes de 2026.


Após a reunião, a primeira secretária, vereadora Rachel Secundo, fez a leitura da nova estrutura das comissões: 


Acompanhe a leitura, aqui.


ORDEM DO DIA - 03/02/2026


A pedido do vereador Guilherme Farias (PODE), os requerimentos e indicações constantes na Ordem do Dia foram votados em bloco.
Todas as matérias foram aprovadas por unanimidade.

Em seguida, foram lidos individualmente os projetos de lei, que também receberam aprovação.

Aprovado em primeira discussão

  • Projeto Projeto de Lei nº 115/2025 Autoria da vereadora Paty Bumerangue: Dispõe sobre criação e implantação da farmácia de manipulação municipal na rede pública de saúde.

Aprovado em discussão final

  • Projeto de Lei nº 61/2025 Autoria do ex-vereador Olindino Cerqueira: Dispõe sobre o passaporte cegonha Costa Verde, sistema de gratuidade no transporte público para realização de assistência médica desde o pré-natal até o puerpério, nas unidades básicas do sistema único de saúde, às pessoas gestantes em condição de vulnerabilidade social.

[Acesse aqui a Ordem do Dia completa com todos os detalhes das proposições]



GRANDE EXPEDIENTE


No Grande Expediente, o presidente em exercício concedeu a palavra à vereadora Dra. Karine Brandão (PDT), primeira a se pronunciar. Em sua fala, destacou as ações do Poder Executivo na área da Educação, com ênfase na entrega de materiais escolares e uniformes antes do início do ano letivo.

Veja o discurso de Karine Brandão, na íntegra.

O vereador Noel Pedrosa (Solidariedade) corroborou as declarações e destacou sua participação na Comissão de Educação e Cultura, reforçando o compromisso com a área e defendendo a retomada de projetos importantes para os munícipes.

Veja o discurso de Noel Pedrosa, na íntegra.

O vereador Sandro da Hermínio (PSD) falou sobre os estudos e intervenções na infraestrutura urbana, mencionando levantamentos realizados em 2017, sobre o assoreamento e a necessidade de substituição de manilhas para minimizar os impactos dos alagamentos. Também destacou a inauguração da creche do bairro Piranema e agradeceu aos colegas pela sua participação nas Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Assistência Social.

Veja o discurso de Sandro, na íntegra.

O vereador Julinho (PP) enfatizou a importância da Educação e das ações do Executivo municipal na área, citando a entrega de material didático e a inauguração da creche de Piranema, além de reforçar a relevância da parceria entre os Poderes para o desenvolvimento de Itaguaí.

Veja o discurso de Julinho, na íntegra.

Ao final, os vereadores Noel Pedrosa e Sandro da Hermínio voltaram a destacar a necessidade de investimentos em infraestrutura para o adequado escoamento das águas pluviais, defendendo a adoção de medidas preventivas para reduzir os efeitos dos alagamentos, problema recorrente no município.

Veja as explicações de Noel e Sandro, aqui.

Encerrando os trabalhos, o presidente em exercício, vereador Fabinho Taciano, convocou a próxima sessão ordinária para o dia 10 de fevereiro, no horário regimental.

Veja a sessão completa em nossa página no Youtube.