VIRGÍNIA ASSIS FOI HOMENAGEADA COM O PRÊMIO VEREADORA MARIA CAROLINA DA COSTA - MULHER DINÂMICA 2025

por Rose Gorito publicado 17/03/2025 16h20, última modificação 17/03/2025 16h56
Além do cerimonial, o evento realizado pela Câmara Municipal de Itaguaí através da Comissão de Defesa da Mulher, contou com apresentações artísticas, palestras específicas para o universo feminino e um coffebreak para celebrar o mês das mulheres

A comemoração pelo Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal de Itaguaí foi marcada pela realização da Solenidade para entrega do “Prêmio Vereadora Maria Carolina da Costa - Mulher Dinâmica 2025”. Pelo segundo ano consecutivo, o Legislativo homenageia as mulheres que se destacam por sua atuação e contribuição para a sociedade. O evento, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), reuniu autoridades, homenageadas e convidados, para celebrar a força e a dedicação das mulheres em diversas áreas.

A mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Fabinho Taciano, acompanhado de sua esposa, Mari Costa, além das vereadoras Rachel Secundo, Paty Bumerangue e Drª Karine Brandão, que compõem a Comissão de Defesa da Mulher. O prefeito interino, Haroldo Jesus, esteve presente ao lado da primeira-dama, Renata Machado, e sua mãe, Denise Correa Jesus. 

O plenário recebeu ainda os demais vereadores da Casa, Olindino Cerqueira, Zé Domingos e Guilherme Farias, além do filho da ex vereadora que deu nome à premiação, Carlos Aurélio da Costa, acompanhado de sua esposa, Marília Regina Gabriel, que prestigiaram a solenidade. No lado direito do plenário, acomodaram-se diversas autoridades femininas do município, como a Secretária Municipal da Mulher, Juliana R odrigues Silva; a Secretária de Inovação e Comunicação, Luciana da Silva Miranda Pereira Câmara; a Secretária de Educação, Zélia Maria Correa; a Secretária de Assistência Social, Micheli Sobral dos Santos; a Subsecretária de Saúde, Dra. Lhuba Batuli; Subsecretária de Assistência Social, Yasmim Moraes e a Subsecretária de Educação, Roberta Ramalho.

A cerimônia começou com a recepção ao som do saxofonista Emerson Araújo, seguida da execução dos hinos nacional e municipal. O presidente da Câmara, vereador Fabinho Taciano, abriu o evento. Na sequência, Erika Cavalcante, Coordenadora Geral, apresentou um vídeo institucional em homenagem às mulheres. O prefeito interino Haroldo Jesus também fez uso da palavra, parabenizando e homenageando as vereadoras e mulheres de Itaguaí.

Parabenizo todas as mulheres por esse prêmio, uma singela homenagem que a Câmara de Vereadores presta para enaltecer, cada vez mais, o valor da figura feminina: delicada, dedicada e corajosa. Mas também é um prêmio para as mulheres virtuosas, de trabalho, que constroem em nosso município de Itaguaí. Hoje, estão na Casa de Leis três mulheres. Para mim, é um momento de muito orgulho-, parabenizou o Prefeito interino. 

A primeira-dama Renata Jesus prestou homenagem às vereadoras, funcionárias da Câmara e mulheres do município. A esposa do presidente da Câmara, Mari Costa, também homenageou as vereadoras da Casa Legislativa, destacando a representatividade histórica da presença feminina no Legislativo local.

Pela primeira vez na história de Itaguaí, três mulheres estão à frente do Legislativo, marcando um novo tempo de representatividade, união, empoderamento e trabalho. Vocês inspiram, fortalecem e lutam por mais espaço para as mulheres na política e em qualquer cargo de liderança. Que essa conquista seja um símbolo de progresso e um incentivo para as futuras gerações. Parabéns por fazerem história!- discursou, Mari.

O ponto alto da cerimônia foi a entrega do Prêmio Maria Carolina da Costa - Mulher Dinâmica. A grande homenageada desta edição foi a Sra. Virgínia de Assis Jesus, reconhecida por seu incansável trabalho social no município, incluindo doações e apoio à comunidade. Sua trajetória de solidariedade e dedicação inspirou os presentes, consolidando seu papel como um exemplo de mulher dinâmica. Por motivos de saúde, Sra. Virgínia não esteve presente, porém foi representada por Sueli que recebeu o ‘Prêmio Vereadora Maria Carolina da Costa - Mulher Dinâmica’, em seu lugar.

É uma honra estar aqui representando minha coordenadora Virgínia, de Coroa Grande. Desejo a todos nós um Feliz dia das Mulheres.

Ao final da solenidade, a presidente da Comissão de Defesa da Mulher, vereadora Rachel Secundo, reforçou a importância do prêmio como um incentivo à participação ativa das mulheres na vida pública e política. Os convidados foram recepcionados com um coquetel no Salão Nobre da Câmara e participaram de palestras com temas voltados à saúde, história e direitos das mulheres. Entre as palestras, foram sorteados diversos brindes oferecidos por comerciantes da cidade.

A vereadora Karine Brandão ressaltou a relevância da luta por igualdade e o quanto se sente honrada em estar na Câmara Municipal de Itaguaí, para celebrar o Dia Internacional da Mulher.


É um momento de reconhecimento e reflexão sobre a luta por igualdade de gênero, combate às violências e conquistas sociais que transformam nossas vidas. Esse ano vivemos um marco histórico, somos três vereadoras na Câmara. Isso nunca aconteceu antes. Vereadoras presentes, unidas e trabalhando. Estamos na luta por representatividade e também destaco as mulheres que trabalham diariamente nesta casa. Nossa presença transforma, é um símbolo de coragem, resiliência e força.

A vereadora Paty Bumerangue enfatizou a força feminina: 

Nós, mulheres, somos o máximo! A gente pode tudo que quiser. Damos conta da nossa casa, família, filhos e do nosso trabalho muito bem feito. São os mínimos detalhes que fazem a diferença.

A vereadora Rachel Secundo também destacou a importância da premiação: 

É com enorme alegria e satisfação que a Câmara Municipal de Itaguaí homenageia as mulheres dinâmicas do nosso município através da nossa querida Virgínia. Desejo que com este prêmio as mulheres de Itaguaí sejam incentivadas a se tornarem cada vez mais participativas da vida da cidade e atuarem como agentes do avanço do nosso município.

As palestras abordaram temas fundamentais para a valorização e o bem-estar das mulheres. Luciangela Ferreira Xavier, servidora pública há 30 anos e especialista em nutrição, destacou a prevenção do câncer de colo do útero e de mama. Francis Lúcia Firmino Araújo, doutoranda em políticas públicas e coordenadora do CEAM Itaguaí, discutiu conquistas, direitos e desafios das mulheres na história. Tamara Paola do Carmo Hiraoka, advogada e diretora da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, falou sobre o significado do Dia Internacional da Mulher. Débora Vasconcelos, psicóloga e coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde, abordou saúde mental, qualidade de vida e autocuidado. Já Daniele Oliveira de Souza, professora e assistente social, refletiu sobre os desafios constantes de ser mulher. 

O evento contou com sorteios e apresentações culturais, proporcionando momentos de aprendizado e interação entre as participantes. 

Para encerrar o evento, uma apresentação cultural do grupo da terceira idade trouxe ainda mais brilho e emoção ao encontro. O Grupo de dança de Seropédica realizou apresentações no plenário da Câmara Municipal, encantando o público com performances de carimbó e samba, sob a orientação da professora Taimara. Além das apresentações de dança, o grupo também se destacou como coral, sob a regência do maestro João Marcelo, interpretando músicas populares brasileiras com muita emoção.

QUEM FOI A VEREADORA MARIA CAROLINA

Ainda no início da solenidade foi relembrada a história da vereadora Maria Carolina da Costa, que dá nome à premiação. 

Nascida na cidade de Niterói, Maria Carolina foi funcionária do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e implantou o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (FUNRURAL) ao nível nacional. Sua vinda para a cidade de Itaguaí se deu em 1973,  para assumir a agência do FUNRURAL na cidade.

Seu trabalho dedicado com os pescadores e trabalhadores rurais da cidade se destacou e ela foi a primeira vereadora eleita pela Câmara Municipal de Itaguaí. Exerceu mandato de 1983 até 1988. Maria Carolina da Costa faleceu em 26 de outubro de 1999. 

Por ter sido uma mulher à frente do seu tempo e preocupada com o desenvolvimento da cidade, a premiação leva o nome em sua homenagem com o objetivo de servir como  inspiração para todas as Mulheres Dinâmicas do Município.


A PREMIAÇÃO


A premiação, realizada no dia 8 de março, foi instituída pela Lei nº 2.192/2001, de autoria da vereadora Pastora Márcia Pereira Chereguini de Paula. A honraria voltou a ser realizada pela Casa Legislativa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher por iniciativa da vereadora, e hoje Secretária Municipal da Mulher, Rachel Secundo da Silva, que promoveu as adequações necessárias na Lei a fim de que a solenidade pudesse ser realizada no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.