13ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA: APROVADO PARECER DE PROSSEGUIMENTO DA CEP 001/2025
Nesta quinta-feira (31), no horário regimental das 14 horas, o plenário se reuniu para a 13ª Sessão Extraordinária com pauta única: a votação do Parecer Prévio da Comissão Especial Processante (CEP) 001/2025. A comissão foi instaurada a partir de denúncia feita por uma eleitora do município, que apontou possíveis irregularidades em contrato da Prefeitura para serviços de limpeza e desassoreamento. A denúncia indica indícios de pagamentos efetuados sem a devida execução das obras contratadas (Veja matéria aqui).
Durante a sessão, o presidente da Casa, vereador Haroldo Jesus (PDT), convidou o procurador ou o próprio acusado, o prefeito Rubem Vieira (PODE), para apresentar alguma peça do Processo Administrativo nº 366/2025. Diante da ausência de manifestação, o presidente solicitou ao relator da Comissão Processante, vereador Nando Rodrigues (PDT), que realizasse a leitura do Parecer Prévio.
Após a leitura, mais uma vez foi concedida a oportunidade para manifestação da defesa, o que novamente não ocorreu. O presidente Haroldo Jesus ressaltou que o prefeito foi devidamente notificado da sessão por diversos meios, incluindo publicação em jornal de grande circulação (O Dia), no Jornal Oficial da Câmara, site oficial da CMI, protocolo na Prefeitura e envio eletrônico ao e-mail do procurador cadastrado, com toda a documentação e prazos legalmente estabelecidos.
Com a ausência de defesa, foi iniciada a votação nominal dos parlamentares. Votaram favoravelmente ao prosseguimento do processo os vereadores:
-
Agenor Teixeira (Solidariedade)
-
Adilson Pimpo (PP)
-
Guilherme Farias (PODE)
-
Fabinho Taciano (PP)
-
Rachel Secundo (PODE)
-
Nando Rodrigues (PDT)
Com seis votos favoráveis, o plenário aprovou o Parecer de Prosseguimento da Comissão Processante 001/2025.
Estiveram ausentes da votação os vereadores:
-
Alex Alves (PSD)
-
Fábio Rocha (PSD)
-
Sandro da Hermínio (PSD)
-
André Arêde (PODE)
A íntegra da sessão está disponível no canal oficial da Câmara Municipal de Itaguaí no YouTube.